Resumo das Mudanças no Saeb e no Ideb
Introdução O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passarão por mudanças significativas nos próximos anos. A partir de 2025, iniciar-se-á um processo gradual de reformulação que culminará em 2029, alterando a forma como a qualidade da educação é mensurada no Brasil. Entre as principais alterações está a introdução de questões discursivas no Saeb e a reformulação do cálculo do Ideb, visando um maior alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Inclusão de Questões Discursivas no Saeb Atualmente, o Saeb é composto exclusivamente por questões de múltipla escolha, mas a partir de 2025 será iniciado um projeto piloto para a inclusão de questões discursivas. Esse novo formato permitirá avaliar a qualidade da escrita dos estudantes e não apenas seu conhecimento objetivo. O objetivo é fornecer uma análise mais detalhada do aprendizado e promover melhorias pedagógicas. O processo de correção dessas questões será estudado para garantir que os resultados sejam divulgados de forma tempestiva e eficaz.
Mudanças na Fórmula de Cálculo do Ideb O Ideb, atualmente calculado com base na taxa de aprovação e nas notas do Saeb, passará a considerar também a proporção de estudantes com aprendizagem adequada para sua etapa escolar. Para isso, o Inep desenvolverá quatro níveis de classificação: avançado, adequado, básico e abaixo do básico. Essa mudança tem como objetivo refletir com maior precisão a qualidade do ensino e as habilidades adquiridas pelos estudantes. O novo formato será elaborado com a participação de especialistas, professores e secretarias de educação em seminários regionais.
Unificação do Saeb e do Enem para Avaliação do Ensino Médio Uma das principais propostas em discussão é a substituição do Saeb pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliar o desempenho dos estudantes ao final dessa etapa escolar. Atualmente, os alunos do último ano do ensino médio precisam realizar tanto o Saeb quanto o Enem, e a intenção é unificar as avaliações. Estudos realizados pelo Inep apontam que há grande convergência entre os resultados dos dois exames, o que reforça a viabilidade da proposta.
Metas para a Aprendizagem Adequada A reformulação do Ideb está alinhada a uma nova proposta do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que 70% dos estudantes concluam o 5º ano com aprendizagem adequada; 65% no fim do ensino fundamental; e 60% no fim do ensino médio. Para atingir essas metas, será necessário um trabalho conjunto entre o governo federal, estados e municípios, garantindo que as redes de ensino estejam preparadas para as mudanças e possam implementar estratégias eficazes para melhorar a qualidade da educação.
Comparabilidade com Séries Históricas Apesar das transformações previstas, o Inep garantiu que as mudanças não impedirão a comparação dos futuros resultados com a série histórica do Ideb. Em 2023, os resultados do Ideb indicaram que o Brasil obteve nota 6 no 5º ano do ensino fundamental, 5 no 9º ano e 4,3 no ensino médio, valores abaixo das metas estabelecidas em 2007. Estados como Goiás, Espírito Santo, Paraná e Ceará apresentaram os melhores desempenhos, enquanto Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte ficaram entre os piores.
MUDANÇAS PROPOSTAS…
- Avaliação da escrita: O teste do Saeb deverá apresentar questões dissertativas para avaliar a qualidade de escrita dos estudantes — uma novidade na avaliação em larga escala brasileira, mas que já é aplicada em testes internacionais, como o Pisa. Em 2025, aparecerá em parte das provas dos alunos como um teste para o futuro.
- Fórmula de cálculo: A tendência é que Ideb mude sua fórmula de cálculo. Em vez da nota do Saeb, o Inep poderá usar um indicador novo que considera patamares de desempenho dos alunos (abaixo do básico, básico, adequado e avançado). Esses padrões de desempenho estão sendo criados em seminários com educadores e especialistas.
- Enem: Além de selecionar alunos para a graduação, o Enem também passará a ser utilizado para avaliar as redes substituindo o Saeb para os alunos do ensino médio. Isso levará a alterações no perfil das questões que estão sendo estudadas pelo Inep. O Inep apresentará ao ministro uma análise dessas mudanças até maio.
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