Resultados do SPAECE 2024

Governo do Estado do Ceará divulga resultado definitivo do SPAECE

A Divulgação dos Resultados do SPAECE: Transparência e Desafios na Era Digital

A plataforma “Avaliação e Monitoramento Ceará”, desenvolvida pelo CAEd Digital, representa um avanço significativo na disponibilização dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Ao centralizar o acesso a dados cruciais sobre o desempenho educacional, a iniciativa busca oferecer uma ferramenta robusta para que escolas, municípios e o próprio estado possam acompanhar e, idealmente, aprimorar a qualidade do ensino. Essa centralização é um passo importante para a gestão baseada em evidências.

A variedade de formatos em que os resultados são apresentados é um ponto de destaque na plataforma. Disponíveis em interfaces web interativas, planilhas detalhadas, documentos PDF e até mesmo pôsteres informativos, a diversidade visa atender a diferentes necessidades e níveis de aprofundamento. Essa abordagem multifacetada sugere uma intenção de democratizar o acesso à informação, permitindo que gestores, professores e até mesmo a comunidade escolar possam consumir os dados da maneira mais conveniente.

No que tange à plataforma web, a riqueza de informações é notável. Nela, é possível consultar resultados de proficiência, padrões de desempenho e o percentual de acertos por descritor. Essa granularidade de dados permite análises aprofundadas em diversos níveis, desde a rede de ensino como um todo, passando por regiões e municípios, até chegar à realidade específica de cada escola, turma e até mesmo do estudante individualmente. Tal detalhe é fundamental para o diagnóstico pedagógico.

As planilhas, por sua vez, complementam a plataforma web ao oferecerem uma visão mais consolidada do percentual de acertos por descritor, também segmentada por turma, escola, município e região. Adicionalmente, fornecem os resultados de proficiência e os padrões de desempenho por estudante, o que facilita o trabalho de análise quantitativa e o cruzamento de dados para identificar tendências e lacunas no aprendizado.

Os relatórios em PDF, embora mais estáticos, são cruciais para a disseminação de dados agregados. Eles apresentam a proficiência média, a distribuição dos alunos por padrões de desempenho e informações de participação para a rede, o estado, o município, a região e a escola. Os pôsteres, por sua vez, oferecem uma síntese visual dos indicadores de desempenho, como a proficiência média e a distribuição dos alunos, além de dados de participação, sendo ideais para comunicação rápida e visual em ambientes escolares.

Contudo, a estrutura de acesso à plataforma levanta uma questão crucial sobre a transparência plena e a participação social. A necessidade de login e senha, fornecidos exclusivamente pela Secretaria da Educação (SEDUC), embora justificada pela segurança dos dados individuais, pode criar uma barreira para a ampla consulta pública. Essa restrição limita o escrutínio e a participação de pais, pesquisadores e da sociedade civil em geral, que poderiam utilizar esses dados para fomentar debates e exigir melhorias.

Essa limitação no acesso irrestrito impede que a informação se transforme em conhecimento amplamente compartilhado e em base para o controle social da qualidade da educação. Ao restringir o acesso a dados que são de interesse público, corre-se o risco de que as análises e as tomadas de decisão permaneçam concentradas em um círculo restrito de profissionais, sem o engajamento necessário de todos os stakeholders.

Em suma, a plataforma de divulgação dos resultados do SPAECE é uma ferramenta potente para o diagnóstico e monitoramento educacional no Ceará. Sua abrangência e detalhamento são louváveis. No entanto, para que o potencial de aprimoramento da educação seja plenamente alcançado, é fundamental que haja uma reflexão sobre como expandir o acesso e a interpretabilidade desses dados, garantindo que a transparência seja um pilar central para que toda a sociedade possa participar ativamente da construção de uma educação pública de qualidade.

Para acessar os Resultados, a Escola deverá fazer login na página de Avaliação e Monitoramento no site do CAED e visualizar os Resultados de sua Escola. Para acesso ao site, basta clicar aqui. 

Já para calcular o IDE de cada Escola, aconselha-se utilizar uma calculadora de IDE. Para calcular o IDE de turmas do 9º ano, basta clicar aqui e preencher de acordo com os dados da sua Escola

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